ATENÇÃO! Curso: Sinais de Psicologia

Em breve traremos informações sobre Curso para Intérprete/Tradutores de LIBRAS sobre sinais de Psicologia.

Objetivo: Aumentar o vocabulário específico da área, com seus jargões e nomes específicos - afim de atender surdos em sua formação universitária e demais cursos e palestras.


Conheça a cultura surda.
Aprenda a Língua de Sinais.
Participe das palestras.


Comunicação e Psicologia: Instrumentos de autoconhecimento e quebra de paradigmas.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Palestra "A Psicologia na Formação do Professor Surdo" - 20 à 23 de julho - Fortaleza Ceará

Evento: IV Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras - IV ENELL
Data: 20 à 23 de julho 2010
Local: CED - Centro de Eventos Dorotéias. Avenida Alberto Craveiro, 222 Castelão Fortaleza-CE
Tema: LIBRAS em Movimento: Aprendizado, Ensino e Tradução
http://www.4enell.com.br/

Palestra: A Psicologia na Formação do Professor Surdo
Equipe: Laís Guebur e Rita Maestri

Resumo: Na tentativa de estabelecer um modelo de um profissional surdo, tendo sua língua, cultura e identidade, possibilitando a sua subjetividade e integração no meio social propõe-se este trabalho. No contexto sócio-político-cultural atual, vê-se a figura do outro e do eu, como algo distante e inatingível. Ao estudarmos os processos de contrução do indivíduo perceb-se sua fragilidade e complexidade. A compreensão do funcionamento dos processos mentais e personalidade do indivíduo surdo - pela psicologia - são então essenciais para a contrução da identidade, saúde mental e comportamentos de todos os professores, a fim de uma eficiente qualidade de ensino junto aos participantes sonre os processos mentais envolvidos na construção do "eu" indivíduo / "eu" surdo / "eu" professor e comportamentos humanos. O que é a psicologia, e como podemos usá-la na formação e na docência enquanto professores, são conceitos básicos para fortalecimento e uma perpetuação concreta da cultura surda - com direitos e deveres do cidadão surdo - é essencial para o autoconhecimento enquanto indivíduos e como agentes de transformadores de condicionamentos hoje impostos. Para isso estaremos utilizando técnicas visuais através do método seriado que tem como característica a indução, e esperamos com este, proporcionar um cenário favorável ao embasamento da sua consciência e postura do surdo como profissional/professor.

2 comentários:

  1. Ótima inciativa... Eu não estive presente nas palestra e nem conheço LIBRAS, mas sei que trata-se de um tema pioneiro e que precisa ser bastante trabalhado.

    Rodrigo Pimentel

    ResponderExcluir